O desjejum no período de outono deve ser nutritivo e de fácil digestão; desjejuns mornos são melhores. Procure consumir os alimentos que você gosta e que estejam na estação. Veja uma opção de café da manhã morno e de fácil digestão:
Receita mingau de frutas c/ cereais
1 fruta (banana madura, maçã ou pera ralada)
1 col. chá de ghee ou óleo de gergelim
2 col. sopa de aveia/quinoa
2 col. sopa de uva passa (hidratada)
1 col. sopa de melado (opcional) – se a fruta estiver bem madura não precisa!
1 col sobremesa de tahine
1 xícara de água ou extrato vegetal
especiarias a gosto.
Modo de preparo
Aqueça numa panela o ghee com as especiarias, refogue um pouco, acrescente a fruta e a uva passa, refogue mais alguns segundos, acrescente o extrato vegetal ou a água, a aveia e cozinhe até que esteja no ponto desejado, se necessário, acrescente mais água. Finalize com melado e tahine. Sirva quente.
Que tal trocar o café preto por matchá? 😁
O café não é vilão, ele pode participar de uma dieta saudável, sim.
O problema é que quem consome café geralmente não consome de maneira saudável: consome em excesso (+ 2 xícara) e apresenta dependência física e emocional.
O Ayurveda considera o café um estimulante natural que pode provocar ressecamento, frieza, excesso de movimento, euforia, ansiedade, medo e nervosismo. Não é aconselhado o consumo diário. É melhor digerido e assimilado se combinado com cardamomo. Sempre encorajo os meus queridos clientes a substituírem, sempre que possível, o café por matchá em pó (chá verde jovem moído). O matchá possuí propriedades fantásticas para a saúde, além de conter cafeína, que deixa a mente alerta e focada, também contém L-teanina, substância que induz o relaxamento. É a combinação perfeita para quem busca ter foco e ao mesmo tempo se sentir relaxado. Não é à toa que é a bebida preferida dos monges que passam horas em meditação.
Comments