Verão

Para o Ayurveda, o verão é a estação do calor e da produtividade. Sua influência surge no equinócio da primavera, mas se torna dominante no início do verão.


A mãe natureza está viva e vibrante. As plantas cumprem seu papel: crescem e produzem frutas, legumes e verduras em abundância.


O fogo digestivo (agni) fica naturalmente mais lento durante o clima quente e você deve notar que seu apetite diminui no verão. Respeite essa mudança em seu organismo e não exagere na alimentação. Prefira bebidas e alimentos frios, mas não gelados. Seu corpo exige mais líquido no calor, mas é importante não apagar o fogo digestivo com bebidas frias depois da refeição. Prefira os sabores doces, amargos e adstringentes, reduzindo os ácidos salgados e pungentes. O ideal é consumir alimentos cultivados e amadurecidos localmente porque contém a energia da estação.


O sol é a grande estrela da vida. Ele transforma e regula todos os ciclos da vida na terra. É o AGNI (força digestiva) do planeta terra (mãe natureza).


Aproveite a fonte inesgotável de luz e transformação que o sol nos proporciona para cultivar o que tem de melhor no seu coração.


DRAFTJS_BLOCK_KEY:bb8u4Para o Ayurveda, o verão é a estação do calor e da produtividade. Sua influência surge no equinócio da primavera, mas se torna dominante no início do verão.


Desligue o sol artificial (luz, televisão, eletrônicos, celular) e aproveite a luz lá fora. É época de acordar cedo, se refrescar, se divertir, curtir a natureza, tomar banho de mar, banho de cachoeira, de viver a vida, e desfrutar de toda abundância de prana (energia vital) que a natureza generosamente nos oferece nesse curto período do ano.

Destaques
Arquivos