Nutrição Sutil

De acordo com a nutrição moderna, a nutrição é o estudo dos alimentos e dos mecanismos pelos quais o organismo ingere, assimila e utiliza os nutrientes que fornecem a energia necessária para mantê-lo vivo. É um conceito baseado na bioquímica, em proteína, carboidratos, lipídios e na contagem de calorias. Segundo esse conceito, a gente é o que a gente ingere.


Pensando assim, se a gente pega uma cenoura, recém colhida, podemos dizer que ela equivale a cenoura que estava na geladeira há 2 semanas? Teoricamente, pelo conceito bioquímico, não teria muita diferença, mas a gente sabe que existe uma diferença, uma diferença energética e de vitalidade.


Podemos dizer que o alimento é muito mais que apenas uma combinação de elementos químicos, segundo o Ayurveda, tudo na natureza é permeado de FORMA, VIDA E CONSCIÊNCIA. Quando tomamos nossa alimentação do reino vegetal e animal, incorporamos caraterísticas dos seus corpos físico, etérico e astral, transformando-os no nosso corpo físico e nas qualidades da nossa mente. Cada elemento da natureza, seja ele animal, vegetal, mineral, tem uma potencialidade dentro de si, carrega uma carga energética.


Entendendo isso, podemos abordar a nutrição em mais camadas, com mais profundidade, uma nutrição que não leva em consideração apenas o processo bioquímico, do corpo físico, mas observa e considera outras interações.


O ser humano não se nutre apenas de comida sólida, de vitaminas e minerais, mas também de tudo que capta através dos cinco sentidos (visão, olfato, paladar, tato, audição). A nutrição é o processo de metamorfose, de pegar as coisas no meio externo, de digerir, através da digestão mental e corporal, e de transformar no que nós somos.


Nutrição é um meio de se relacionar com o que está fora, com a natureza, com o meio externo, que é a criação divina e de reconhecer que nós somos a criação divina. O ato de se alimentar muda a nossa condição física, a nossa vitalidade, a nossa energia, a nossa disposição e sobretudo os nossos pensamentos, a maneira como pensamos está intimamente ligada com a maneira que nos alimentamos.


Elaborei o ebook com o intuito de trazer uma experiência prática da nutrição sútil. Através de quatro elementos fundamentais da vida: o sol, as plantas, a água e o tempo, você vai poder nutrir e estimular os seus sentidos. Espero que gostem!


Clique aqui para baixar


Destaques
Arquivos