Climatério ou pré-menopausa


Climatério ou pré-menopausa é o período que antecede a menopausa. Ocorre geralmente no início da quarta década da vida. Alguns estudos falam que esse período que antecede a menopausa pode durar até 20 anos.

Não se trata de uma doença ou de algo a se temer ou ignorar. As mulheres, como grupo, são treinadas a encarar esse período com apreensão porque a sociedade o estigmatizou, relacionando-o com o envelhecimento.

A situação com que a maioria das mulheres lida com esse período da vida é alarmante. Os sintomas geralmente são ignorados até a cessação completa da menstruação, ocasionando baixa qualidade de vida, reconhecer esses desconfortos pode ajudar a procurar apoio natural para o corpo.

O Ayurveda oferece apoio melhor que qualquer outro sistema isolado, uma vez que é extremamente abrangente em sua abordagem terapêutica.

O Ayurveda considera o climatério ou pré-menopausa um período onde a reflexão é necessária, onde precisamos rever nosso modo de vida, já não podemos mais levar a vida como tínhamos com 20 anos. O tempo provoca esse amadurecimento interno, por isso, quando a menopausa chega cedo, é extremamente angustiante, pois a passagem para outro momento da vida é apressada e muitas vezes não estamos preparadas.

Mudanças externas poderão ou não ser necessárias, porém mudanças internas serão necessárias, ou o conflito poderá se instalar na mente e no corpo.Toda a ênfase é colocada em seu mundo interior, e talvez aspectos de você mesma, deixados ocultos, podem precisar de uma reflexão profunda.

Para o Ayurveda, a essência dessas mudanças é um chamado profundo e primordial de sua alma. A questão real não é seu ambiente externo ou mesmo o seu mundo interior – é quem você é? Qual a sua verdadeira natureza? Você está limitada ao seu templo, o corpo? Está limitada à sua servidora, a mente? Ou você é a manifestação de uma percepção consciente que está além de qualquer descrição? O período que leva à menopausa e esta em si é quando Prakruti, a Mãe Natureza, mergulha novamente em Purusha, a consciência pura. A natureza força a mulher a se recolher em seu íntimo para encontrar a fonte fundamental e real do ser.

Destaques
Arquivos