Comida de gripe? Sopa!


Quando estamos doentes, precisamos nos nutrir com suavidade.

O Ayurveda ensina que quando estamos mal, precisamos dar uma “trégua” pro nosso sistema se recuperar, isso significa, dar pouco ou quase nenhum alimento sólido. Comer bem não significa que precisamos consumir alimentos fortificantes como as carnes, ovos, peixe, que podem funcionar o contrário e provocando congestão. Leite e queijos aumentam o muco. Farinhas e doces fragilizam ainda mais o organismo. Frutas podem ser boas ou não, isso vai depender do seu organismo.

Nessa época do ano, as sopas, caldos e papas fortalecem o nosso AGNI (fogo digestivo), são muito fáceis de digerir e absorver. Existem muitas receitas de caldos terapêuticos, no Ayurveda utilizamos uma receita que se chama KICHARI, não é exatamente um sopa, podemos dizer que é uma papa e funciona igual. Vou compartilhar com vocês 2 receitas, para ajudar a aquecer o corpo, nutrir a alma e os sentidos.

Lembre-se: quando mais limpa (orgânica) e sazonal a alimentação, mais rápida a melhora.

RECEITAS

Papa de arroz vermelho com gengibre e cebolinha verde

Ingredientes

100g de arroz vermelho (cateto)

15g de gengibre fresco

5 bolbos de cebolinha verde (bulbo e folhas)

Modo de preparo

Cozinhe o arroz em 8 partes de água em fogo baixo até que esteja bem macio, adicione a cebolinha picada bem fininho e o gengibre ralado e pilado. Silva quente. Faz suar, melhora o estado geral.

Missô

Ingredientes

1 col. (sopa) cheia (20g) de pasta de soja fermentada

200ml de água

1 col. (café) de gengibre fresco ralado (5g)

5 bolbos de cebolinha verde (bulbo e folhas)

Modo de preparo

Ferva a água com o gengibre ralado por 3 minutos, desligue e dissolva a pasta de missô, acrescente a cebolinha e sirva quente. O missô é muito delicado, por isso não deve ser aquecido, a porção deve ser preparada sempre na hora.

Sopa de legumes

Ingredientes

2 cebolas médias

2 talos de aipo com folhas

1 alho poró

3-4 dentes de água

2 litros de água

Modo de preparo

Cozinhe todos os ingredientes por 20 minutos, triture, peneire para retirar as fibras, coloque na panela novamente e cozinhe novamente por mais 3 minutos, desligue o fogo. Acrescente 1 col (sopa) de missô por porção, acrescente cheiro verde e sirva quente.

Dica preciosa da Sônia Hirsch: não é por ser sopa que pode ir engolindo de qualquer jeito – mastigar o líquido e beber o sólido, sabe como é?

Destaques
Arquivos