Corpo físico e emocional - Ayurveda e Inverno


O inverno traz frio e secura (AR + ÉTER), nem todos os dias são assim, é claro, principalmente em regiões próximas da linha do equador, porém essa característica é presente na maior parte dos dias pra quem vive no Sul, Sudeste e Centro-Oeste brasileiro, é só observar com atenção a natureza, não esperamos neve, nem geada, isso acontece apenas na região sul, poucas vezes no ano.

Essa aspereza provoca o ressecamento tanto do corpo físico quanto do corpo emocional. A mente e o corpo estão em comunicação o tempo inteiro, no livro - Uma visão ayurvédica da mente, David Flawley explora muito bem isso.

De acordo com o Ayurveda as doenças físicas ocorrem sobretudo devido a fatores externos como regime alimentar inadequado ou exposição a agentes patogênicos. As doenças mentais afloram sobretudo em função de fatores internos, como o uso equivocado dos sentidos e o acúmulo de emoções negativas. Tanto as doenças físicas como as psicológicas se combinam, e uma coisa raramente ocorre sem a outra. Para o corpo físico o excesso de AR provoca ressecamento e rachaduras na pele e nas mucosas, mãos e pés gelados. Já no corpo emocional, faz a nossa mente ficar mais ansiosa, deprimida e dispersa. . Antídoto para o corpo físico: nutrição acolhedora, nutrição da pele com óleos vegetais, manter-se aquecido, ingerir água. Antídoto para o corpo emocional: prática meditativa, cuidar da alma, atividade de lazer, cultivar bons sentimentos e amorosidade pela vida, movimentar o corpo externo (atividade física), descansar, dormir, tomar sol .

Destaques
Arquivos