Nutra seu corpo através do toque


Você já reparou que sua pele perde muito de seu brilho no outono?

Quando a temperatura externa cai, seu corpo se protege da perda de calor, reduzindo o fluxo sanguíneo para as extremidades. As árvores experimentam algo semelhante: quando o clima fica gelado, elas puxam a seiva para o núcleo (as raízes). Logo suas folhas murcham e caem. Com o fluxo de sangue reduzido, a pele fica seca, opaca e sem brilho. Você pode obter muitos dos benefícios curativos e tranquilizadores do toque, ao se massagear com óleo todos os dias. De acordo com o Ayurveda, uma das melhores maneiras de combater a pele seca no outono e equilibrar os sentidos, é massagear o corpo diariamente com óleos específicos para o seu biótipo. Os efeitos sutis de diferentes óleos de massagem podem ser usados para equilibrar mente e corpo. Óleos considerados mais quentes (gergelim, amêndoas, nozes) são indicados para pacificar a turbulência mental devido ao desequilíbrio de Vata. Óleos mais refrescantes, tais como os de coco, oliva e abacate são indicados para acalmar a irritabilidade relacionada ao desequilíbrio de Pitta. Óleo leves como os de mostarda, açafrão ajudam a melhorar a circulação e aliviam a congestão associada a um desequilíbrio Kapha.

Se você estiver tendo dificuldade para dormir, faça massagem com óleo antes de se deitar, seguida por um banho morno e aplique 1 gotinha de óleo essencial de lavanda (orgânico) na sola dos pés e nos chakras Ajna (sobrancelha) e Plexo Solar frontal e dorsal (ponto médio entra as costelas.

O estilo e a intensidade do toque também influenciam os efeitos da massagem. Toques firmes com pressão se estiver ansiosa ou com dificuldade para dormir. Toques suaves e ritmo suave se estiver acalorada ou irritada. Toques profundos e vigorosos se estiver congestionada ou inchada. Ouça o seu corpo e esteja presente no processo.

Destaques
Arquivos