Infusão de Café com Cardamomo

O café é um poderoso antioxidante, contém mais de 1000 fitoquímicos que ajudam a prevenir doenças e combater os radicais livres, que são moléculas instáveis que alteram o metabolismo celular. Ajuda a melhorar a memória e a cognição, já que contém antioxidantes que previnem o dano celular e potencializam a produção de neurotransmissores.

Os melhores cafés são os de torra média, media alta e clara. Os cafés comerciais, esses vendidos nas grandes redes de supermercados, são geralmente muito torrados e de baixa qualidade. A legislação sanitária brasileira permite que a embalagem contenha até 10% de outras substâncias além do café, que podem ser resíduos da coleta das sementes, como galhos, insetos, plástico etc. Geralmente esses cafés perdem muito em sabor, são torrados ao ponto de perderem suas características especificas, como sabor, aroma e textura. São muito ácidos e não fornecem os mesmos fitoquímicos que cafés produzidos de forma mais cuidadosa.

O cardamomo é leve, aromático, floral e quente (picante). Purificador do sangue e da boca, é útil em doenças respiratórias, melhora a digestão, reduz gases, acrescenta profundidade nos alimentos doces ao mesmo tempo que equilibra a doçura das sobremesas, combina também com salgados, é neutralizante dos efeitos nocivos do café.

O ayurveda recomenda que sejam combinados, pois o cardamomo possui propriedades que neutralizam impurezas do café e também ajuda a diminuir os efeitos nocivos da cafeína no corpo, que é o aumento de ar no sistema, que pode provocar agitação, euforia, ansiedade, alteração do sono.

O outono é seco, abundante no elemento ar e éter, se você quer saúde, é importante que se acostume a olhar com sabedoria para as estações e aproveitar ao máximo o que propõe cada época do ano. Esse período pede calma, tranquilidade, maturidade, amorosidade, recolhimento, nutrição afetuosa do corpo, mente e alma.

Não custa nada colocar uma pitada de cardamomo no café, não é mesmo?

______________

Açúcar no cafezinho:

O brasileiro está acostumado a consumir açúcar, água e café. O cafezinho do brasileiro é basicamente água com açúcar, tão doce que o café fica no papel de coadjuvante.

O açúcar, como muitos já sabem, deturpa completamente o paladar, faz você perder características fantásticas de sabor e aroma, deixa tudo raso, sem profundidade.

O açúcar refinado acidifica o corpo como nenhuma outra substância é capaz; já o adoçante engana o corpo, fazendo-o liberar uma quantidade enorme de substâncias que não terão utilidade e por fim, vão intoxicar e desregular o seu corpo.

Acostume-se a consumir o seu cafezinho sem açúcar e adoçante. Aprecie o sabor amargo, você sabia que esse sabor faz maravilhas pela nossa saúde?

________________

RECEITAS

CAFÉ COADO - p/ dois:

3 col de sopa de café em pó @curtocafe

4 sementes de cardamomo abertas (casca e semente)

500ml de água

Passar o café no coador/prensa francesa/cafeteira italiana e consumir quente.

CAFÉ COADO - p/ dois:

3 col de sopa de café em pó @curtocafe

Pitada de cardamomo em pó e canela

500ml de água

Passar o café no coador/prensa francesa/cafeteira italiana, polvilhar no café pronto a canela e o cardamomo e servir.

Destaques
Arquivos