MEDITAÇÃO

A meditação é uma prática mental individual milenar, descrita por diferentes culturas tradicionais, como método para melhorar a qualidade de vida.

Existem diversas formas de meditação que são classificadas de acordo com a maneira com que se usa a mente durante a prática. Usos diferentes da mente dão origem a resultados do funcionamento cerebral diferentes e, em consequência, a resultados diferentes na saúde do indivíduo.

Numerosas comprovações científicas demonstram que a meditação amplia a capacidade de observação, atenção, concentração e a regulação do corpo-mente-emoções; facilita o processo de autoconhecimento, autocuidado e autotransformação; e aprimora as interrelações – pessoal, social, ambiental – incorporando a promoção da saúde à sua eficiência.

Determinadas práticas de meditação são recomendadas pela Associação Americana do Coração como forma de cuidado em casos de hipertensão. A pesquisa também mostra resultados benéficos sobre o estresse, a ansiedade, a depressão, a insônia, doenças cardiovasculares e psicossomáticas em geral, bem como a diminuição da necessidade de consultas médicas e outros gastos em saúde.

“Cuidar de si é o melhor que se pode fazer pelo outro”

Locais para praticar gratuitamente no Rio de Janeiro: CEBB - Botafogo - www.cebb.org.br NYINGMA - Centro de Budismo Tibetano - Humaitá - www.nyingmario.org.br

ESPAÇO ARAHAT - Copacabana - www.arahat.com.br

Destaques
Arquivos