Auto massagem Ayurvédica


Abhyanga é um ritual ayurvédico que envolve automassagem com óleo morno em todo o corpo. É incrivelmente relaxante, nutridor e rejuvenescedor!

Além de hidratar o corpo, a oleação também ajuda a melhorar a circulação, estimulando o sistema linfático e acalmar os sentidos.

A automassagem em si é um ritual nutritivo que envolve o senso de toque, uma ferramenta de cura importante no Ayurveda.

Existem óleos que aquecem e óleos que esfriam, procure saber o óleo mais indicado para o seu biotipo. Lembrando que as terapias no ayurveda visam sempre o equilíbrio entre os opostos.

O óleo deve ser levemente aquecido (morno) para uma melhor absorção da pele. Os movimentos são suaves e delicados, começando pela cabeça e descendo pela região do pescoço, tronco, pernas e pés. É recomendado que os movimentos sejam circulares, das extremidades em direção ao coração (nutridor), ou do coração em direção às extremidades (redutor).

Após esse movimento relaxante, se permita relaxar por 20 minutinhos, lendo, meditando, respirando com calma e suavidade. Procure observar as sensações que ficaram no seu corpo, como a energia está se movendo, quais os tipos de pensamentos e sensações que vêm à tona. Curta as sensações, aprecie, não julgue! é aconselhável tomar um banho morno após a oleação. Os efeitos são imediatos, é revigorante! Recomendado para bebês, crianças, adultos e idosos. Contra indicado para pessoas que estejam com febre, gestantes, período menstrual, hospitalizados, diarreia e intoxicação alimentar.

Destaques
Arquivos