Rooibos - rubi vermelho


Rooibos (Aspalathus linearis) é um arbusto da família das leguminosas. É uma planta herbácea que sempre fez parte do estilo de vida das tribos da África do Sul. Essas tribos usavam as folhas dela para preparar uma bebida quente e consideravelmente saudável e com usos medicinais.

O chá rooibos é na realidade uma infusão ou tisana, já que não provém da Camellia Sinensis, mas sim de um arbusto de origem sul-africana.

Foram publicados na literatura científica muitos artigos sobre as propriedades e benefícios que o chá de roiboos pode desempenhar na saúde e na luta contra diversas doenças.

Para que serve o chá rooibos?

Distúrbios digestivos e intestinais - suas propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas que aliviam as dores relacionadas com as cólicas gástricas, a flatulência ou gases, a prisão de ventre e a diarreia.

Combate o envelhecimento precoce - seu alto conteúdo antioxidantes fazem que o chá rooibos seja um excelente antídoto para combater os radicais livres, que são os responsáveis no processo de envelhecimento e no desenvolvimento de várias doenças.

Favorece o processo de emagrecimento – diurético suave, graças a que nivela o sódio e o potássio do seu organismo. Devido a esta propriedade, ajuda a prevenir e eliminar a retenção de líquidos e, por conseguinte, tira o inchaço do corpo e alivia a sensação de peso nas pernas.

Protege a pele - devido ao seu poder antioxidante, ao consumir regularmente chá rooibos você pode aliviar alguns problemas da pele comuns, como a assadura, o eczema, as alergias e outros tipos de irritações.

Protege o coração – por ser rico em substâncias antioxidantes, ajudam a proteger a saúde do coração, assim como também ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue e a melhorar a tensão arterial.

Protege ossos e dentes - o chá rooibos é remineralizante, tem um alto conteúdo de magnésio, flúor e cálcio, três substâncias que são indispensáveis para que os dentes e toda a estrutura óssea se mantenham fortes

Auxilia na esteatose hepática - é um excelente aliado para depurar e desintoxicar o organismo. Devido a que ativa as enzimas AMPK, o chá rooibos possui propriedades hepatoprotetoras que te ajudam a tratar a síndrome metabólica e o fígado gordo.

Reduz o estresse - atua modulando a produção de cortisol, que é o hormônio causador do estresse. Ótimo aliado para combater a ansiedade e prevenir a hipertensão.

Controla a hiperglicemia – atua ativamente na regulação dos níveis hormonais, diminuindo os níveis de açúcar no sangue.

Diurético natural – contribui na desintoxicação e purificação do corpo, eliminando toxinas e resíduos tóxicos através da urina.

O chá rooibos ou rooibos tea tem contraindicações?

Aparentemente não há contraindicações para o chá de roiboos. Por não possuí cafeína na sua composição e pouquíssima quantidade de taninos, que são polifenóis, responsáveis pelo sabor amargo e adstringente. É uma bebida saudável tanto para grávidas, crianças, mães em aleitamento materno e também por hipertensos.

Destaques
Arquivos