Benefícios do chá para a saúde

Desde o primeiro gole documentado na china, no período da dinastia Han (206 a.C - 220 d.C) o chá foi reconhecido como medicamento e, ao longo do tempo, a ciência vem apenas confirmando suas propriedades.

Ao longo dos séculos, diversas histórias e lendas foram contadas, todas ressaltavam as propriedades, estimulantes, antidepressivas e revigorantes do chá.

Todos os tipos de chás possuem cafeína, o que diminui ou aumenta a quantidade de cafeína é o tempo e a temperatura de infusão, quanto mais longa, maior será a extração de cafeína – como é o caso do chá preto e chá escuro.

No chá a cafeína é influenciada por alguns fatores, como o amin ácido L-theanine que induz ao relaxamento, devido a este fator o chá é estimulante e também modulador do estresse. Outro fator é a quantidade de antioxidantes presentes no chá que competem no sítio de absorção e diminuem a quantidade de cafeína absorvida pelo organismo de maneira que seus efeitos são atenuados.

O chá é rico em compostos antioxidantes. No chá, a catequina é o antioxidante que está em maior quantidade, atuando como importante substância no combate à radicais livres que danificam as células do corpo e DNA, inibindo o crescimento de células tumorais e combatendo o envelhecimento precoce das células.

Destaques
Arquivos