A vida humana, assim como a de outros mamíferos, tem intima ligação com a água, e isso já começa no útero materno, onde ficamos flutuando no líquido amniótico, um meio aquoso, até completarmos o pleno desenvolvimento para podermos vir ao mundo. Somos feitos de água, ao nascer, somos 80% líquidos. Ao envelhecer, vamos murchando e ao morrer ainda somos 50% de água.
A água é um líquido com propriedades especialmente particulares, é necessária em todos os processos do corpo humano. Se falta água, o nosso corpo grita, pede socorro, enviando sinais, veja alguns:
- SEDE, é o primeiro grau de desidratação, muita gente confunde sede com FOME e come.
- URINA ESCURA, auto lembrete – beba água!
- CONSTIPAÇÃO (prisão de ventre), se falta água, nosso corpo retira água das fezes, resultado?
- IRRITABILIDADE, falha de memória? é desidratação!
Calor, suor e exercícios físicos pedem água. Ao acordar de manhã é bom beber água. 15 minutos antes de comer, um ou dois copos hidratam a digestão. Uma hora e meia depois de comer é bom lavar o tubo digestivo. Antes de deitar, um chá quentinho ajuda a dormir.
Hidrate-se com água fresca em temperatura ambiente ou infusão morna. Água gelada não resfresca o corpo, é apenas uma sensação momentânea do paladar. Água gelada enfraquece o fogo digestivo. Para melhorar a hidratação resfrescar o corpo, utilize infusões ou água aromatizadas com ervas de potencial refrescante, exemplos: hortelã, menta, coentro. Além de refrescar, essas ervas aquecem o fogo digestivo, sem aquecer o organismo. Também reduzem as inflamações, especialmente problemáticas nessa época do ano.
Comments