A dieta ajuda o sono?
O sono ajuda a dieta?
Já sabemos que a dieta tem um impacto significativo na qualidade do sono e que uma alimentação saudável contribui para dormir melhor. No entanto, é importante entender o impacto do sono na manutenção de uma dieta saudável e no controle do peso. A relação entre alimentação e sono é bidirecional; um influencia diretamente o outro.
Para aqueles que buscam controlar o peso, prestar atenção à qualidade do sono é fundamental. Noites com menos horas de sono ou de má qualidade alteram o comportamento alimentar, aumentando a vontade de consumir alimentos mais palatáveis. Infelizmente, esses alimentos raramente são as verduras, legumes e frutas; na verdade, são os que favorecem o ganho de peso, como os biscoitos recheados, salgadinhos industrializados, bolos, sorvetes e pizzas.
A falta de sono está associada a uma maior tendência à obesidade. A insônia altera as concentrações de hormônios importantes: reduz os níveis de leptina, que inibe a fome e aumenta o gasto energético, enquanto eleva os níveis de grelina, que estimula o apetite e reduz o metabolismo. Isso resulta em um aumento da ingestão alimentar e na diminuição do metabolismo basal.
Além disso, quem dorme menos tem uma probabilidade maior de "assaltar a geladeira". A oportunidade de comer aumenta, comprometendo ainda mais a qualidade da dieta e elevando o consumo de bebidas alcoólicas, alimentos ultraprocessados e aqueles ricos em gorduras e açúcares.

Comments